10 de maio de 2009

FEIRAS MEDIEVAIS



As feiras são uma das instituições mais curiosas do período medieval. A sua função consistia nas trocas comerciais realizadas entre produtores, consumidores e distribuidores, em locais e prazos determinados, corrigindo assim a falta de comunicações fáceis e rápidas da época. No local onde se faziam existia uma paz especial, a paz de feira, que proibia toda a disputa ou vingança, ou todo o acto de hostilidade, sob penas severas em caso de transgressão.Em Portugal, as feiras nunca chegaram a ter a importância que tiveram noutras regiões da Europa, nomeada-mente na Flandres e, sobretudo, em França. Este facto deve-se, sem dúvida, à situação geográfica do nosso país. Daí que o comércio português fosse essencial-mente marítimo e não terrestre.
No entanto, o número de feiras em Portugal não foi reduzido. Segundo Virgínia
Rau, até ao final do século XIII, estiveram em funcionamento cerca de quarenta e cinco feiras.

A mais antiga de que há conhecimento é a de Ponte de Lima (1125), que aparece mencionada no foral outorgado por D. Teresa a esta povoação, sendo por isso anterior à fundação da nossa nacionalidade. Todos os que a ela ocorressem, tanto nacionais, como estrangeiros, teriam segurança desde oito dias antes até oito dias depois da feira, na ida e na volta, contra qualquer responsabilidade civil ou criminal que pesasse sobre ele.

A partir do século XIII, os reis portugueses deram uma maior importância às feiras, o que se comprova pela concessão de um maior número de Cartas de Feira. Estes documentos criavam as feiras e estabeleciam os direitos e as obrigações dos mercadores e procuravam garantir a segurança de pessoas e bens. Por vezes, para incentivar o comércio de uma região, criavam-se as Feiras Francas, assim designadas por isentarem os feirantes de alguns impostos.

Os reis Afonso III e D. Dinis foram aqueles que se destacaram neste campo por criarem mais feiras. Este interesse dos reis no desenvolvimento do comércio justificava-se também pelos rendimentos que as feiras lhes proporcionavam, através dos impostos cobrados sobre as mercadorias negociadas.
As feiras realizavam-se, normalmente, em cidades e vilas, com uma periodicidade de quinze dias a um ano e, em geral, duravam vários dias. Às feiras deslocavam-se mercadores de todo o país e até mesmo do estrangeiro, o que fazia com que a variedade de produtos fosse muito grande. Elas foram um poderoso factor de crescimento económico para as populações das regiões onde se realizavam, porque contribuíam para o desenvolvimento do artesanato e do comércio local.
Além de local de comércio a feira tinha, quase sempre, uma dimensão religiosa, de convívio e de diversão, coincidindo muitas vezes com uma peregrinação, uma romaria ou outra festa de carácter religioso.n

16 comentários:

Beatriz disse...

Parabéns !!! Minha professora amor meu trabalho e ela agora so anda pesquisando nesse site..

Unknown disse...

amei e minha professora tambem vai gostar vo tirar 10..so vo pesquisa nesse site!!!

espaço pedagogico disse...

meus parabens

espaço pedagogico disse...

eu goste muito e espero que a minha professora goste tambem ne

Mallu Nunes disse...

adorei!Estou procurando faiz horas um tao bom assim !Agora so vou pesquisar nesse site!!
Muito obrigado!

Anónimo disse...

otimo texto...eu tenho prova eu acho que vou tirar um 10..ta agora xau..tenho que transar com uma menina xau..

Leticia disse...

Adorei, espero que meu professor também goste. Pois ele e´muito exigente e esse site é o que tem mais
haver com ele.
Obrigado e parabéns!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

és tão lindo que até doi filhoooo !

manuel pires disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

meus parabéns ,,,site muito bom!!

Unknown disse...

gostei muito do blog!!!

Unknown disse...

gostei muito do blog!!

Anónimo disse...

nao consegui achar o que eu queria mais mesmo assim eu gostei muito do texto!!!

Raíssa disse...

Parabéns....Adorei esse texto e tenho certeza que minha professora também ira gostar......

Anónimo disse...

mutio obrigada ajudou muito vcs sao d+

Lila disse...

Gostei muito do blog , espero que continui assim , resposta muito obvia ! Parabéns ...