1 de março de 2009

C.3: A sociedade europeia nos séculos IX a XII: O DOMÍNIO SENHORIAL

O DOMÍNIO SENHORIAL
O Senhorio ou Domínio Senhorial era uma vasta propriedade, constituída pela Reserva e os Mansos (ou Casais) de que o senhor era o proprietário. Nela, o senhor, estabelecia a lei, exercia a justiça e cobrava aos camponeses rendas, impostos e serviços (corveias).
O Domínio Senhorial dividiam-se em duas partes:
1-A RESERVA: parte explorada directamente pelo senhor onde se encontravam campos de cultivo, bosques, a casa senhorial (castelo),o moinho, o forno e o lagar.
2-MANSOS:parcelas de terreno que o senhor entregava aos colonos que as trabalhavam, pagando em troca rendas e tributos.
Os camponeses podiam ser livres ou não e neste caso chamavam-se servos (ou malados).
Os servos trabalhavam nas terras directamente exploradas pelo senhor (a Reserva) e não podiam mudar-se ou abandoná-las. Para serem livres tinham de comprar a sua liberdade ao senhor ou, então, fugir, normalmente para a cidade. Se fossem apanhados eram severamente castigados.
O domínio senhorial não era apenas uma vasta extensão de terras pertencente a um senhor nobre poderoso. Era um mundo fechado e que procurava ser auto-suficiente produzindo o que era necessário ao senhor e à restante população que o habitava. Mais do que uma extensa propriedade, o domínio ou senhorio era um agrupamento de homens ligados por direitos e por deveres: o senhor dava protecção aos camponeses quO poder dos reis foi parcelado, processo acelerado pelas invasões de vikings, muçulmanos e húngaros ocorridas na Europa, nos séculos IX e X. Na prática, o monarca transformou-se em suserano de seus vassalos, aos quais estava unido por laços de fidelidade, em troca de terras e privilégios políticos.e lhe deviam obediência, trabalho e impostos.

Sem comentários: