2 de março de 2009

D.2. : Cultura: Arte e Religião: Cultura:NovasOrdens Religiosas:Universidade

A Cultura reflecte a maneira de pensar e de sentir das pessoas. Entre os séculos XII e XIV desenvolveram-se na Europa diferentes formas de cultura, ligadas à Igreja e aos mosteiros, às cortes dos reis e nobres e ao povo das aldeias e das cidades.
A CULTURA MONÁSTICA
A cultura monástica desenvolveu-se nos mosteiros, igrejas, e catedrais. Era uma cultura religiosa e erudita, ligada à oração, ao ensino; à cópia de livros e à música.
Os mosteiros eram centros de cultura, os monges copistas traduziam para latim livros gregos e copiavam livros da Antiguidade, obras religiosas, sermões, vidas de santos, hinos e cantos religiosos. Os monges também desenvolveram a música sacra e o canto gregoriano.
Durante a Idade Média apenas os membros do Clero e alguns Nobres sabiam ler e escrever. O Ensino era controlado, quase na totalidade, pela Igreja.
Em Portugal os principais centros de difusão da cultura monástica foram os mosteiros de Lorvão;Alcobaça e Santa Cruz de Coimbra.
A CULTURA CORTESÃ
A Nobreza nos seus castelos e palácios cercavam-se de uma corte faustosa e organizavam grandes festas;caçadas;torneios;peças de teatro e serões de poesia.
-Representações teatrais-autos e entremeses
-Poesia trovadoresca:as cantigas de amigo;cantigas de amor e de maldizer
-Romances de cavalaria.
CULTURA POPULAR
A cultura popular era marcada pelas vivências do dia-a-dia e estava ligado ao divertimento,ao riso e ao cómico.
-Contos e lendas
-Bailes
-Jograis
O Povo era analfabeto. Havia uma mistura de sagrado e profano nas festas populares.
NOVAS ORDENS RELIGIOSAS
O desenvolvimento económico dos séculos XII e XIII foi acompanhado por um movimento de renovação espiritual e cultural.A fundação de novas ordens religiosas e de universidades é um reflexo dessa renovação.
AS ORDENS RELIGIOSAS MENDICANTES
O Clero tornou-se mais poderoso e rico. A decadência dos costumes, o abandono dos ideais de pobreza, amor ao próximo e simplicidade levaram à criação das ordens religiosas mendicantes (Os membros faziam voto de pobreza e viviam de esmolas, pregando nas cidades).
As principais ordens mendicantes desta época foram:
-ORDEM DOS FRANCISCANOS (fundada por S. Francisco de Assis)
-ORDEM DOS DOMINICANOS (fundada por S. Domingos de Gusmão)
Renunciam aos bens materiais, vivem de esmolas, pregavam, ensinavam, e prestavam assistência aos mais necessitados.
A UNIVERSIDADE
O ressurgimento económico, o crescimento das cidades e o desenvolvimento da burguesia levam no século XII a novos centros de estudos. Em algumas cidades começaram a aparecer associações de estudantes e professores com regras pròprias. Estas deram origem às primeiras universidades.
Em Portugal a universidade foi fundada em Lisboa, pelo rei D.Dinis em 1290.

Sem comentários: