28 de abril de 2009

D.3. : Crises e revolução no século XIV

A Revolução de 1383-85
Causas:
- Crise económica: medidas para solucionar: Leis dos Trabalho de D.Afonso IV e Leis das Sesmarias de D. Fernando.
-Crise social: revoltas populares
-Crise política: morte de D. Fernando com uma única filha, D. Beatriz, que era casada com D. João I de Castela pelo acordo do "Tratado de Salvaterra de Magos", segundo o qual, caso D. Fernando não tivesse um filho varão, quem lhe sucederia no trono seria D. Beatriz.
D. Fernando morreu em 1383, a sua esposa, D. Leonor Teles, sucedeu-lhe como regente e mandou aclamar D. Beatriz como rainha.
Contudo, a população portuguesa não aceitou esta aclamação sentindo que a independência do Reino estava ameaçada.
Foi então organizada uma conspiração, chefiada por alguns nobres e burgueses, para derrubar o poder de D. Leonor Teles. Esta conspiração foi chefiada por D. João, Mestre de Avis.
D. Leonor fugiu para Castela. O Mestre foi aclamado "Regedor e Defensor do Reino". Iniciou-se um longo período de guerra entre Portugal e Castela.
O exército português comandado pelo condestável Nuno Álvares Pereira, obteve uma vitória nos Atoleiros e a cidade de Lisboa estava cercada pelo rei castelhano do qual levantou o cerco.
O Mestre de Avis foi aclamado rei, nas Cortes de Coimbra de 1385, com o título de D. João I, iniciando a dinastia de Avis.
O rei de Castela volta a invadir Portugal sendo derrotado na batalha de Aljubarrota e apaz só foi assinada em 1411.

Sem comentários: