29 de setembro de 2008

A HISTÓRIA E A AVENTURA HUMANA: HOMO HABILIS

O que é a História?
É o estudo da vida dos homens no passado.
Como se faz a História?
Através dos vestígios deixados… (instrumento, construção, texto escrito, disco…) A estes vestígios chamamos fontes históricas ou documentos históricos.
Com situar os acontecimentos no tempo?
Usando as datas, contadas na nossa civilização a partir do nascimento de Cristo.
Como situar os acontecimentos no espaço?Recorrendo a mapas


A AVENTURA HUMANA COMEÇA...

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Homo habilis Homo habilis é uma espécie de hominídeo que viveu no princípio do Plistocénico Os primeiros fósseis de H. habilis foram descobertos na Suazilândia em 1964 por Louis Leakey e seus colegas. Esta espécie é, das pertencentes ao género Homo, a que menos se parece com o H. sapiens, com braços proporcionalmente muito mais longos, cavidade craniana menor e morfologia geral similar aos Australopithecus. O H. habilis foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas de pedra lascada, o que lhe valeu o nome específico: habilis, o habilidoso . Suas ferramentas eram feitas de ossos, madeira, e principalmente a pedra (lascada).

28 de setembro de 2008

GLOSSÁRIO

Paleolítico: um termo criado no século XIX para definir o período mais antigo da História do Homem, anterior ao Neolítico. A duração deste período é de cerca de 2,5 milhões de anos, desde que surgiram os primeiros seres humanos que fabricaram artefactos líticos até ao fim da última época glaciar, que terminou há cerca de 10 000 anos.
O Paleolítico pode ser dividido em três fases distintas, que se definem em função dos tipos de utensílios de pedra sucessivamente utilizados: Inferior, Médio e Superior.

Mesolítico: é considerado um período intermédio, em que o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência, como foi o caso do domínio do fogo. O ser humano pôde, assim, afugentar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar as suas habitações, e garantir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Desta forma, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por género.

Neolítico: período em que o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Tornou-se sedentário, começou a criação de animais e desenvolveu a agricultura. O desenvolvimento da metalurgia foi um momento importante, pois permitiu a criação de melhores instrumentos de caça e uma produção com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. As comunidades foram crescendo e surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades.

Calcolítico: refere-se ao período pré-histórico em que se fez uso simultâneo do cobre e da pedra.
Idade do Bronze: é um período da civilização onde ocorreu o desenvolvimento desta liga metálica, resultante da mistura de cobre e estanho. Iniciou no Oriente Médio por volta de 3300 a.C.

Idade do Ferro: prende-se com o período em que ocorreu a metalurgia do ferro. Este metal é superior ao bronze em relação à dureza e abundância de jazidas
A Idade do Ferro é caracterizada pela utilização do ferro como metal, utilização importada do Oriente através da emigração de tribos indo-europeias (celtas), que a partir de 1.200 a.C. começaram a chegar a Europa Ocidental. O seu período vai até a época romana e na Escandinávia até a época dos vikings.

Colonização Romana: No séc. II a.C. os romanos penetraram na Península Ibérica, mas a conquista total do território só ocorreu no tempo do Imperador Augusto, muito devido à resistência de Viriato, que conseguiu conter a expansão romana durante anos.
No fim do século I a.C. o imperador Augusto criou a província da Lusitânia, que correspondia a grande parte do actual território português.

Invasões árabes: Ocorreram na Península Ibérica por volta do ano de 711. Os muçulmanos dominaram partes da Península por mais de cinco séculos. Durante este período, as Astúrias foi a única região que resistiu à invasão árabe e onde se desenvolveu um movimento de reconquista, que culminaria com a tomada de Granada pelos Reis Católicos, em 1492.
Os muçulmanos que não foram mortos ou expulsos durante a reconquista, aderiram aos costumes locais (incluindo o Cristianismo). Depreende-se, por isso, que exista uma grande mescla na população portuguesa, o que é visível em alguns aspectos linguísticos e patrimoniais, também na Península de Setúbal.

Descobrimentos: corresponde ao período de expansão ultramarina portuguesa que se iniciou no século XV e se prolongou até ao século XVI. Neste período, o império português estendia-se do Brasil às Índias e Portugal assumia-se como uma grande potência socio-económica mundial.
Proto-indústria: modelo produtivo que se utilizava na Inglaterra medieval, em que os comerciantes davam às famílias camponesas a produção dos materiais. Estas não produziam de acordo com as necessidades do mercado, mas de acordo com as suas próprias necessidades de sobrevivência. Pelo que quando a procura aumentou em finais do século XVIII, os preços subiram e a produção diminuiu.

Monarquia: Portugal constituiu-se como reino independente com D. Afonso I, em cujo reinado se conquistaram Santarém, Lisboa e Évora aos Muçulmanos. As fronteiras de Portugal Continental datam dessa época do século XII, sendo as mais antigas da Europa.
Terminada a Reconquista do território português em 1249, a independência do novo reino viria a ser posta em causa várias vezes por Castela.
1640 (1 de Dezembro) assinala o ano em que se recupera a independência nacional face à corte espanhola que durante 60 anos ocupou Portugal.

Invasões francesas: existiram várias incursões em Portugal. A justificação da invasão de Portugal era a de obrigar o país a fechar os seus portos ao Ingleses, aderindo assim ao bloqueio continental imposto por Napoleão à Inglaterra. Napoleão também sonhava ter um Império superior ao antigo Império Romano, e a sua intenção era conquistar Portugal, com o apoio dos Espanhóis.

Revolução Industrial: começou na Grã-Bretanha no século XVIII e alastrou-se ao Mundo nos séculos seguintes. Caracteriza-se pelo abandono progressivo da manufactura em favor da mecanização dos processos de fabrico.
Transformou profundamente a na sociedade, que passou a estar organizada segundo outros parâmetros, racionais, técnico-científicos e económicos diferentes dos que até ai vigoravam. Esta revolução exerceu um impacto muito violento sobre o ambiente, a cidade e o homem, e criou um novo «monumento» adequado às necessidades: a fábrica (ex.: Mundet, no Seixal).

República: é instaurada a 5 de Outubro de 1910, sendo que o jovem rei D. Manuel II parte para o exílio em Inglaterra.

Estado Novo: é o período que corresponde à ditadura promovida por Salazar que durou de 1926 até 1974. Depois da agitação política e social, e da crise financeira dos anos 1920, o exército tomou o poder em 1926, nomeando para ministro das finanças, António de Oliveira Salazar, que poucos anos depois ascenderia a Presidente do Conselho (1932).
A partir de 1968, por motivos de saúde, foi substituído por Marcelo Caetano. Este período (1968-74) ficaria conhecido como «primavera marcelista» e, teoricamente, terá sido menos repressivo.

25 Abril de 1974: é a data do levantamento militar dos jovens capitães que haviam participado na Guerra Colonial, acompanhado por um movimento popular, que restituiu a liberdade aos portugueses. Uma data também conhecida como o dia da Revolução dos Cravos e feriado nacional.

Pós 25 de Abril: O ano de 1976 marca uma nova etapa no País e no Poder Local. A primeira Constituição do regime democrático definiu as bases da organização das novas autarquias locais, cuja eleição decorreu no ano seguinte.
No primeiro mandato, os autarcas, com o apoio e dinâmica das comissões de moradores, privilegiaram as obras a nível das infra-estruturas, saneamento básico educação.
ACUMULAÇÃO DE EXCEDENTES: Resultado directo de uma actividade agrícola ou artesanal que produz mais do que necessário para o consumo da população, sendo as sobras canalizadas para um mercado de troca directa ou de compra e venda.
ADMINISTRAÇÃO: Conjunto de leis e organismos que garantem o funcionamento de um Estado e das suas instituições.
AFOLHAMENTO: Divisão de uma propriedade agrícola em folhas (partes) para alternar culturas agrícolas.
AGLOMERAÇÃO URBANA: Povoações onde se deu um importante nível de desenvolvimento a ponto de se tornarem centros da vida económica e pólos do poder religioso e político.
ALDEAMENTO: Conjuntos populacionais cuja edificação resulta da eficácia da economia de produção e da sedentarização.
ALINHAMENTOS: Grupos de menires colocados em linha ou em filas paralelas. Culto à Naureza.
ANTAS: Construções com três ou mais pedras colocadas ao alto e cobertas por grandes lages. (Dólmenes, Mamoas) Monumentos funerários.
ANTIGO TESTAMENTO: Parte da Bíblia que reúne os textos escritos pelos Hebreus, anteriores ao nascimento de Cristo.
APÓSTOLO: Cada um dos doze discípulos de Jesus Cristo, encarregados de pregar o Evangelho.
ARISTOCRACIA: Designação dada à nobreza no decorrer da Idade Média devido ao seu grande poder militar e político.
ARQUEOLOGIA: Ciência que estuda os vestígios da presença humana.
ARROTEIA: Terreno inculto, que depois de desbravado passa a ser cultivado.
ARTE CLÁSSICA: Arte grega dos séculos V e IV a.C., que pelo seu elevado grau de beleza e perfeição serviu de modelo a civilizações posteriores.
ARTE RUPESTRE: Arte executada sobre paredes rochosas, quer seja em grutas ou ao ar livre. Foi a primeira manifestação artística do Homem, chegada até nós através de figuras gravadas e pinturas.
BÁRBARO: Designação que os romanos davam aos povos que não falavam a sua língua.
BURGUÊS: Nome atribuído a um novo grupo social, que de dedicava à produção artesanal e ao comércio e às profissões liberais.
CAABA: Pedra sagrada existente na grande mesquita de Meca, e de particular veneração dos Muçulmanos.
CALIFA: Nome dado aos chefes temporais e espirituais muçulmanos que sucederam a Maomé.
CARTA DE FEIRA: Documento régio de criação de uma feira, em que se estabelecia as regras de funcionamento, os impostos a pagar ao rei e os privilégios e obrigações dos comerciantes e consumidores.
CARTA DE FORAL: Documento escrito concedido pelo rei ou por um senhor a uma determinada povoação, fixando as suas fronteiras.
CIDADÃO: Indivíduo pertencente a um Estado livre e que possui o direito e o dever de participar na vida civil e política desse Estado. Na Grécia Antiga, este grupo social gozava de todos os direitos civis e políticos e era constituído por todos os homens atenienses, maiores de 18 anos, filhos de pais atenienses e com o serviço militar cumprido.
CIDADE-ESTADO: É um sistema político constituído por uma cidade independente das outras que exerce soberania sobre um território circundante, actuando como centro político, económico e cultural.
COMÉDIA: Peça de teatro, que provoca riso no público, ao caricaturar costumes e factos da vida social.
CONCELHO: Comunidade urbana ou rural de homens livres, submetida à autoridade régia e com autonomia administrativa, política e judicial relativamente aos senhores laicos e eclesiásticos.
CONDADO: Território entregue pelo rei a um conde, que o manteria sob a sua jurisdição em troca de vassalagem.
CRESCENTE FÉRTIL: Região situada a Oriente do Mediterrâneo, entre os rios Nilo, Tigre e Eufrates. A sua designação deve-se ao facto de o seu território ser composto por terras muito férteis e da sua configuração geográfica se assemelhar à fase lunar de Quarto Crescente.
CRESCIMENTO POPULACIONAL: Processo que conduz ao aumento do número de habitantes numa determinada área durante um espaço de tempo definido.
CRISE ECONÓMICA: Fase de evolução da economia, num determinado local e período cronológico, caracterizada pela baixa da produção e do comércio.
CRISTIANISMO: Religião monoteísta fundada por Jesus Cristo ou o conjunto das religiões cristãs, que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo.
CROMELEQUES: Conjuntos de menires colocados em círculo. Locais de reunião.
CRUZADOS: Combatentes da Europa cristã que, correspondendo ao apelo da Igreja, combatiam para libertar territórios dominados pelos Muçulmanos como a Terra Santa e a Península Ibérica.
CULTURA CORTESÃ: Promovida pelos reis e senhores nobres, nas suas cortes, e constituída pelas várias composições poéticas e musicais de trovadores e jograis.
CULTURA POPULAR: Cultura espontânea, manifestada nas danças, teatros e cantares de feiras e romarias.
DEMOCRACIA: Sistema político em que o poder é exercido pelos cidadãos, considerados livres e iguais em direitos e deveres perante a lei.
DEMOCRACIA DIRECTA: Sistema político em que todos os cidadãos tomam decisões político-administrativas, pela sua presença nas instituições competentes.
DEUSA-MÃE: Divindade neolítica identificada com a terra (fecundidade e fertilidade).
DESVALORIZAÇÃO MONETÁRIA: Consistia na retirada a cada moeda em circulação de uma parte do seu metal, para cunhar novas moedas, mantendo-se o seu valor facial.
DIÁSPORA: Dispersão dos Judeus, que deu origem à formação de comunidades judaicas fora da Palestina.
DIREITO: Conjunto de normas legais que regulam os comportamentos e relações numa sociedade.
DIVISÃO DO TRABALHO: Organização da sociedade através da distinção de grupos sociais que desempenham as funções necessárias à comunidade.
DOMÍNIO SENHORIAL: Grande propriedade fundiária, pertencente a um senhor nobre ou eclesiástico, e composta por duas parcelas: o manso e a reserva.
ECONOMIA COMERCIAL E MONETÁRIA: Tipo de economia em que a principal actividade económica é o comércio, onde se usa a moeda como principal sistema de troca.
ECONOMIA DE PRODUÇÃO: Organização económica e social baseada na subsistência produtiva alcançada através da agricultura e da pastorícia.
ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA: Regime de produção de bens para exclusivo consumo dos próprios produtores.
ECONOMIA RECOLECTORA: Tipo de economia em que o Homem se limita a recolher o que a Natureza lhe dá.
ESCRAVO: Indivíduo que não tinha quaisquer direitos, sendo considerado propriedade de um senhor ou de um Estado.
ESCRITA ALFABÉTICA: Sistema de sinais gráficos que representam os sons utilizados na linguagem humana.
EVANGELHO: Nome dado a cada um dos quatro livros que constituem o Novo Testamento, ou o seu conjunto.
FEIRA: Local de comércio, que se realiza com determinada periodicidade.
FEUDO: Terra que o vassalo recebia do suserano em troca da prestação de serviços.
FILÓSOFO: Aquele que se dedica à filosofia, com o objectivo de encontrar, através da razão, uma explicação para o conhecimento do ser humano e do mundo.
FONTE ESCRITA: Documento histórico onde surge um conjunto de informações em suporte escrito, reveladores da presença humana em determinado contexto espaço-temporal.
FONTE HISTÓRICA: Nome dado ao conjunto de vestígios que informam sobre a forma de vida do ser humano, permitindo ao historiador conhecer o passado.
GÓTICO: Estilo artístico que se difundiu na Europa ocidental, entre os séculos XII e XVI, caracterizado por construções religiosas imponentes, de grande altura e luminosidade, com arcos em ogiva e decoração abundante devido ao contexto político em que surgiu.
GUERRA SANTA (Jihad): Guerra que se faz contra os infiéis.
HOMEM-BOM: Homem livre nobre, morador de um concelho, com poderes de governança, devido à sua riqueza e prestígio social.
HOMINIZAÇÃO: Longo processo de evolução física e mental do ser humano desde os primeiros homínideos até ao estado de desenvolvimento actual.
IDADE MÉDIA: Período da História da Humanidade compreendido entre 476 (queda do Império Romano do Ocidente) e 1453 (queda do Império Romano do Oriente).
IMPÉRIO: Estado constutuído por outros, sobre os quais exerce domínio político e económico; também se refere oa período em o magistrado supremo de um Estado é um imperador.
INDEPENDÊNCIA POLÍTICA: Autonomia própria de um Estado que governa o seu território sem qualquer interferência externa.
ISLAMISMO: Religião monoteísta fundada pelo profeta árabe Maomé cuja doutrina se encontra codificada no Alcorão, o livro sagrado dos Muçulmanos.
ISLÃO: Religião muçulmana; o conjunto dos países e povos muçulmanos.
LATIFÚNDIO: Propriedade rural de grande extensão.
MAGISTRADO: Cargo político e administrativo da civilização romana, relacionado com o exército, a fiscalidade, a segurança, a justiça, a higiene pública, etc.
MANSO: Parcela dos domínios senhoriais entregues a colonos em troca do pagamento de tributos e do cumprimento de obrigações.
MEGÁLITO: Construção do período neolítico feitas a partir de grandes blocos de pedra grosseiramente trabalhados.
MENIR: Grande pedra isolada colocada ao alto. Monumento funerário ou local de culto.
MERCADO: Local público, com um carácter permanente, onde se compram e vendem mercadorias.
MESSIANISMO: Crença na intervenção de um salvador, enviado por Deus, para intervir nos destinos da Humanidade.
MILÉNIO: Período cronológico de mil anos.
MISSIONÁRIOS: Aquele que catequiza, evangeliza ou prega a fé.
MOÇÁRABE: Designação dada aos cristãos peninsulares que viviam sob o domínio muçulmano, mantendo a sua religião e costumes em troca de um pagamento de um tributo.
MOEDA: Peça metálica, à qual se atribui um determinado valor, usada na troca de produtos e serviços.
MONOTEÍSMO: Doutrina religiosa que se fundamenta na crença da existência de um Deus único.
MORABITINO: Moeda medieval portuguesa.
MUÇULMANO: Seguidor da religião islâmica.
MUNÍCIPIO: Cidade de uma província romana, administrada por autoridades governativas locais.
NEOLÍTICO: Período da História compreendido entre 10000 a.C. e 2500 a.C. e caracterizado pelo uso da pedra polida.
NOBREZA: Grupo social que se dedicava à guerra e que se distinguia dos demais pelos privilégios e funções que usufruia.
NOMADISMO: Sistema de vida de povos que não têm um local fixo para habitar, mudando constantemente de lugar.
NOVO TESTAMENTO: Parte da Bíblia que reúne os Evangelhos, escritos depois do nascimento de Cristo.
ORDEM MENDICANTE: Designação atribuída às ordens religiosas fundadas no século XIII (franciscanos e dominicanos) por mendigarem, isto é, por pedirem esmola para o seu sustento.
ORDEM RELIGIOSA: Comunidade religiosa de clérigos regulares.
PAGÃO: Nome que os cristãos davam a quem não seguia a sua religião. Tratavam-se normalmente de indivíduos que seguiam uma religião assente na crença em vários deuses ou nas forças da Natureza.
PALEOLÍTICO: (do grego paleos=antigo e lithos=pedra)Período da Pré-História, compreendido entre 3 milhões a.C. e 10 000 a.C., também conhecido como Idade da Pedra Antiga ou da Pedra Lascada em que os seres humanos produziam instrumentos usando a técnica da pedra lascada.
PEÃO: Homem livre, morador num concelho, que combatia a pé.
PODER SACRALIZADO: Comunhão entre poder religioso e poder político através da qual é atribuída uma natureza divina ao faraó.
POLITEÍSMO: Doutrina religiosa baseada na crença em vários deuses.
PRÉ-HISTÓRIA: Longo período da História da Humanidade, desde o aparecimento dos primeiros seres humanos até à invenção da escrita.
QUEBRA DEMOGRÁFICA: Diminuição do crescimento demográfico num determinado período e local, provocado pelo aumento da taxa de mortalidade e/ou diminuição da taxa de natalidade.
RAMADÃO: Nono mês do ano maometano, consagrado ao jejum, desde o nascer ao pôr do sol.
RECONQUISTA: Nome dado às campanhas militares e religiosas feitas pelos cristãos para reocupar os territórios da Península Ibérica ocupados pelos Muçulmanos.
REINO: Área territorial autónoma governada por um rei.
RESERVA: Parte de um domínio explorada directamente por um senhor onde se encontravam as terras mais férteis, a igreja, o forno, o lagar e o moinho.
REVOLUÇÃO: Conjunto de acontecimentos destinados a modificar as estruturas políticas, económicas e sociais de um Estado.
REVOLUÇÃO NEOLÍTICA: Conjunto de mudanças verificadas durante o Neolítico que provocaram uma profunda transformação no quadro social, mental e cultural.
RITOS MÁGICOS: Conjunto de cerimónias, danças e linguagem gestual que visavam conseguir efeitos sobrenaturais.
ROMÂNICO: Estilo artístico que se difundiu na Europa ocidental, entre os séculos XI e XII, caracterizado por construções religiosas robustas, de fraca luminosidade, planta de cruz latina e arcos de volta perfeita, devido ao contexto político em que surgiu.
ROTA COMERCIAL: Percurso terrestre, marítimo ou fluvial, no qual se deslocam comerciantes e mercadorias.
RURALIZAÇÃO: Domínio da actividade agrícola sobre o conjunto da economia e da sociedade.
SEDENTARIZAÇÃO: Fixação permanente de uma comunidade num determinado território.
SENADO: Órgão político da Roma Antiga, com poderes consultivos durante a Monarquia e legislativos durante a República. Durante o Império, o Senado foi perdendo importância e poder.
SERVO: Trabalhadores rurais que não eram livres que estavam sujeitos à terra onde trabalhavam, podendo ser vendidos com ela.
SOCIEDADE ESTRATIFICADA: Designação dada à sociedade dividida em estratos e classificada segundo a ordem de poderes e importância social.
TRAGÉDIA: Peça de teatro com um final triste.
UNIVERSIDADE: Escola universal, isto é, aberta a todos os estudantes. Era uma corporação de professores e alunos e estava dividida em faculdades.
URBANISMO: Técnicas relativas à organização e ao planeamento das cidades e à sua evolução, incluindo a adaptação destas às necessidades dos seus habitantes.
VASSALO: Nobre que estava dependente de um senhor mais poderoso: o suserano.
VÉNUS: Pequena estatueta de mulher que representa a Deusa-mãe-Natureza.
VILÃO: Homem livre não nobre, que vivia nos concelhos. Os que combatiam a cavalo recebiam a designação de cavaleiro-vilão.

NUMERAÇÃO ROMANA


Como funcionava o sistema de numeração Romana?
As 7 letras que os Romanos utilizavam como numerais são:

1:I
5:V
10:X
50:L
100:C
500:D
1000:M

Repetindo cada símbolo duas ou três vezes (nunca mais que três) o número fica duas ou três vezes maior: Os símbolos V, L e D não se repetem.
2:II
3:III
20:XX
30:XXX
200CC
300CCC
2000MM
3000MMM

As letras I, X ou C colocam-se à esquerda de outras de maior valor para representar a diferença deles, obedecendo às seguintes regras:
I só se coloca à esquerda de V ou de X;
X só se coloca à esquerda de L ou de C;
C só se coloca à esquerda de D ou de M;


Se a um símbolo colocarmos à sua direita um símbolo de menor valor, este último símbolo soma o seu valor ao valor do outro. Assim:
6:VI (5+1)
12:XII (10+2)
53:LIII (50+3)
110:CX (100+10)


Se a um símbolo colocarmos à sua esquerda um símbolo de menor valor, este símbolo diminui o seu valor ao valor do outro:
4:IV (5-1)
9:IX (10-1)
40:XL (50-10)
90:XC (100-10)
400: CD (500-100)
900:CM (1000-100)


Cada barra sobreposta a uma letra ou a um grupo de letras multiplica o seu valor por mil:
_
V:5000
_
XV
:15000

__
IV: 4000000
_
L:50000


FICHA DE TRABALHO

1.Representa em numeração Romana os números da tabela:
49
64
99
4444
12453
8008008

2.Representa em numeração Árabe os números da tabela:
CCCL
CCXX
DCCV
CCCLIX
MCLXII
CMXLIV

3.Completa as frases com a data em numeração Romana:
Portugal tornou-se um reino independente em_____ . (1143);
Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões foram publicados a primeira vez em_____ . (1572);
Em Portugal, a República substituiu a Monarquia em_____ . (1910);
O poeta Fernando Pessoa nasceu em Lisboa em ______ . (1888);
O "25 de Abril" deu-se em______ . (1974)

Um desafio...
Quantos números se podem representar, no sistema de numeração romano, utilizando exactamente três fósforos?


Uma Curiosidade...
Os Romanos, frequentemente, escreviam IIII (4) em vez de IV. Isto, ainda hoje, pode observar-se nas esferas de alguns relógios. A numeração romana usou-se na numeração de livros nos países europeus até ao século XVIII.

Soluções:
Numeração Romana:
1.
XLIX
LXIV
XCIX
IVCDXLIV
XIICDLIII
VIIIVIII
2.
350
220
705
359
1162
944
3. As datas são as seguintes:
MCXLIII; MDLXXII; MCMX; MDCCCLXXXVIII; MCMLXXIV.
Resposta ao desafio:
As hipóteses possíveis são: III, VI, IV, IX, XI, LI, C(sem ser curvo), V , L e X. Ou seja, são dez hipóteses!

23 de setembro de 2008

APRENDER A LINGUAGEM DO TEMPO HISTÓRICO

A Cronologia é a ciência do tempo, que se ocupa a ordenar e datar os acontecimentos. Desde cedo, os Homens arranjaram marcos a partir dos quais faziam a contagem dos anos. Assim nasceram as Eras.
Hoje, o mundo rege-se pela Era Cristã, mas nem sempre foi assim, como podes ver na tabela
ERA

…das Olimpíadas
…da fundação de Roma
…de César ou Hispânica (1)
…de Cristo (2)
…de Maomé
ACONTECIMENTO ESCOLHIDO PARA O INÍCIO DA CONTAGEM


Primeiros Jogos Olímpicos
Fundação de Roma
Conquista definitiva da Península Ibérica pelos Romanos
Nascimento de Cristo
Hégira (fuga de Maomé de Meca para Medina)
ANO DO INÍCIO DA CONTAGEM
776 a.C.
753 a.C.
38 a.C.
1 d.C.
622 d.C
1 – A Era de César ou Hispânica foi usada em Portugal até 1422 (Reinado de D. João I).
2 – A era universalmente adoptada: Era Cristã.

BARRA CRONOLÓGICA
PRÉ-HISTÓRIA

Antes da invenção da escrita:
IDADE DA PEDRA


PALEOLÍTICO:Do aparecimento do Homem à invenção da agricultura.
NEOLÍTICO:
Da invenção da agricultura à invenção da escrita.
HISTÓRIA

Depois da invenção da escrita:
IDADE ANTIGA:Do 4.º milénio a.C. (invenção da escrita) a 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente).CIVILIZAÇÕES PRÉ-CLÁSSICAS:Do 4.º milénio a.C. (invenção da escrita) ao início do século V a.C. (apogeu grego).CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS:Do século V a.C. a 476 d.C. (civilizações grega e romana).
IDADE MÉDIA:
De 476 d.C. a 1453 d.C. (queda do Império Romano do Oriente – Império Bizantino).
IDADE MODERNA:
De 1453 a 1789 (início da Revolução Francesa)
IDADE CONTEMPORÂNEA: De 1789 aos nossos dias.

A CONTAGEM DO TEMPO
A contagem do tempo é feita em função da data do nascimento de Cristo (Era Cristã). Se um facto ocorreu antes, acrescentamos à frente da data a sigla a.C.; se aconteceu depois, não precisamos de acrescentar a sigla d.C. (embora nada nos proíba de o fazer).
Antes de Cristo (a.C.) Depois de Cristo (d.C.)
ANOS: 400 a.C. 300 a.C. 200 a.C. 100 a.C. 1 a.C._ Nascimento de Cristo_1 100 200 300 400
SÉCULOS: IV a.C III a.C. II a.C I a.C. I II III IV
Podemos, também, agrupar os anos em conjuntos, como nos seguintes exemplos:
DESIGNAÇÃO / Nº DE ANOS
Um lustro / 5
Uma década / 10
Um século / 100
Um milénio / 1000
Quando começa e quando termina um século? Eis alguns exemplos para perceberes:
Século I : Do ano 1 até ao fim do ano 100
Século II: Do ano 101 até ao fim do ano 200
Século XI: Do ano 1001 até ao fim do ano 1100
Século XVI: Do ano 1501 até ao fim do ano 1600
Século XX: Do ano 1901 até ao fim do ano 2000
Século XXI: Do ano 2001 até ao fim do ano 2100
Quando uma data termina em dois zeros, o número das centenas indica o século.
Assim: O ANO PERTENCE AO:
1
00
: Século I
10
00
: Século X
11
00
: Século XI
20
00
: Século XX
Quando uma data não termina em zeros, soma-se uma unidade (1) ao número das centenas:
Assim:O ANO PERTENCE AO:
0
44 a.C Século I a.C. (0 + 1 = 1) (as datas antes de Cristo são sempre assinaladas com a sigla a.C.)014 Século I (0 + 1 = 1) (as datas depois de Cristo não precisam de ser assinaladas com a sigla d.C.)476 Século V (4 + 1 = 5)1998 Século XX (19 + 1 = 20)2008 Século XXI (20 + 1 = 21)

16 de setembro de 2008

FICHA DIAGNÓSTICA

HISTÓRIA
FICHA DIAGNÓSTICA


NOME: _____________________________________________ Ano: __ Turma:__ Nº:__
1.Da seguinte lista de elementos, diz qual te poderá fornecer mais informações de carácter histórico
a)Um jornal actual b) Umas ruínas romanas c)Uma árvore centenária d) Uma casa antiga
2.Explica os motivos da tua escolha; dizendo o que entendes por documento histórico.
_____________________________________________________
3.Ordena cronologicamente os seguintes acontecimentos:
a) Descoberta do caminho marítimo para a Índia.
b) Nascimento de Jesus
c) Fim do teu 6º ano de escolaridade
4. Constrói agora uma barra cronológica e divide-a em séculos ( assinalando o nascimento de Jesus Cristo). Regista nela, cronologicamente, as datas seguintes.
a) 711 b)218 a.C c) 1290 d) 19 a.C e)1348 f) 237 a.C. g)1211 h)1385 i)1375 j)718 k)1000
5. Converte os anos em séculos.
a) 711 ____ b)218 a.C _____c) 1290 _____d) 19 a.C ____e)1348_____ f) 237 a.C.____ __ g)1211 ______h)1385______ i)1375_____ j)718 ______k)1000______
6. Converte os séculos em anos.
XII:_________ a _________
V a.C.:________ a ________
XXII:________ a __________
I :_________ a _________
7. O Mundo é composto pelos seguintes Continentes.
1:______________2_________ _____3________________4______________5____________
8. Portugal é um país que se localiza no Continente ___________________________.
Estás agora um pouco mais preparado para iniciar a nova viagem que te proponho este ano.
Espero que ela seja agradável, produtiva e inesquecível! Bom trabalho e bom ano.

7 de setembro de 2008

Planificação a longo prazo

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO: ANUAL: CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

1º PERÍODO

APRESENTAÇÃO: FICHA DIAGNÓSTICA: 2
INTRODUÇÃO: TEMPO: ESPAÇO: 4


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
1. Tratamento de informação/utilização de fontes
2. Compreensão histórica:
2.1. Temporalidade
2.2. Espacialidade
2.3. Contextualização
3. Comunicação em História

TEMA A – DAS SOCIEDADES RECOLECTORAS ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
A1 – As Sociedades Recolectoras : 4
1 1 - As primeiras conquistas do Homem:
- o fabrico de instrumentos
- o domínio do fogo
1.2 Os grandes caçadores
- a economia de caça
- o alargamento das áreas habitadas
- a arte e os ritos
2 As primeiras sociedades produtoras: 4
2.1 Agricultores e pastores
- economia de produção
- progressos técnicos
- formação de aldeamentos
- diferenciação social
2.2 –Cultos agrários e novas formas artísticas
A2 – Contributos das primeiras Civilizações:
1.1 –As civilizações dos grandes rios: 2ª Opção: A Civilização Egípcia: O Egipto 4
- condições naturais
- economia de excedentes
- aglomerações urbanas
- estratificação da sociedade
- religião e poder sacralizado
- as inovações técnicas e o saber
- a criação artística
1.2 –Novos contributos civilizacionais no Mediterrâneo Oriental: 2
- a religião hebraica
- a escrita alfabética dos fenícios

Actividades de avaliação: 4
Auto e hetero-avaliação: 2
Total: 26

2º PERÍODO

TEMA B – A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO:
B1– os Gregos do séc. V a.C.: o exemplo de Atenas:6
1.1 – Atenas e o espaço mediterrâneo
- o mundo helénico no séc. V a.C.
- Atenas: recursos económicos e abertura marítima
1.2 – A democracia na época de Péricles
- a sociedade ateniense e a vida quotidiana
- o funcionamento do regime democrático
1.3 –Religião e Cultura
- a formação do cidadão
- os deuses e o culto
- o teatro, o pensamento e a arte
B.2 . O mundo romano no apogeu do Império: 7
2.1- O mediterrâneo romano nos séc. I e II
- o império: áreas dominadas e factores de integração
- uma economia urbana, comercial e monetária
2.2 – Sociedade e poder imperial
- a ordem social; a vida quotidiana em Roma
- as instituições políticas
2.3 – A civilização romana
- o Direito
- o urbanismo
- a arte e a literatura
- as crenças religiosas
B3 – O cristianismo: origem e difusão 2
3.1 – Uma religião inovadora: a mensagem do cristianismo primitivo
3.2 - a difusão do Cristianismo no Império Romano
- condições de propagação
- a afirmação da nova religião
Actividades de avaliação: 4
Auto e hetero-avaliação: 2
TOTAL: 22


3º Período

TEMA C – A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA
C1 – A Europa cristã do séc. VI ao séc. IX: 1
1.1 – o novo mapa político da Europa: a fixação dos povos germânicos
1.2 A igreja Católica no Ocidente europeu
- a progressiva cristianização do mundo bárbaro
- a difusão do monaquismo
1.3 – As transformações económicas e o clima de insegurança
C2 – O mundo muçulmano em expansão: 1
2.1 – Origem e princípios doutrinários da religião islâmica. A expansão muçulmana
– a expansão militar: o império no séc. VIII
– a expansão comercial: do mediterrâneo ao Índico e ao extremo Oriente
2.2 – A civilização islâmica
- o intercâmbio entre diferentes regiões
- as realizações culturais
C3 – A sociedade europeia nos séc. IX a XII: 4
3.1 – A sociedade senhorial
- predominância do clero e da aristocracia guerreira
- o domínio senhorial e a dependência dos camponeses
3.2 – As relações feudo-vassálicas

C4 – A Península Ibérica: dois mundos em presença: 4
4. 1 – Cristãos e Muçulmanos na Península Ibérica
- a ocupação muçulmana e a resistência cristã
- contrastes civilizacionais e formas de relacionamento entre os dois mundos
- a herança muçulmana
4.2 – A formação dos reinos cristãos no processo da Reconquista
- condições do avanço da Reconquista
- do Condado Portucalense ao reino de Portugal
- a definição do território português
D. Portugal no contexto Europeu dos séculos XII a XIV: 10
D.1. Desenvolvimento económico. Relações sociais e poder político. Lisboa nos circuitos do comércio Europeu
-O dinamismo do mundo rural nos séculos XII e XIII
-Crescimento demográfico
- A importância das feiras
-Senhores, concelhos e poder régio
-Lisboa nos circuitos do comércio europeu
D.2. Cultura, Arte e Religião
-Cultura monástica, cultura cortesã e cultura popular
-Arte: Românico/Gótico
D.3.Crises e revolução no século XIV
-Crise económica e conflitos sociais
-A revolução portuguesa de 1383-85

Visita de Estudo 2
Actividades de avaliação:4
Auto e hetero-avaliação:2
TOTAL: 22

6 de setembro de 2008

Planificação a longo prazo: Anual: Temas

7º ANO: Temas

A. Das sociedades recolectoras às primeiras produtoras (Pré-história)
A.1. As sociedades recolectoras (Paleolítico) As sociedades produtoras (Neolítico)
A.2. Contributos das primeiras civilizações: (Idade Antiga: Pré-clássica)
Egípcia/Hebraica /Fenícia
B. A herança do Mediterrâneo Antigo (Idade Antiga: Clássica)
B.1. Atenas: Os Gregos no séc. V a. C.
B.2. Roma: O mundo Romano no apogeu do Império
B.3. Origem e Difusão do Cristianismo
C. A Formação da Cristandade Ocidental e a expansão islâmica (Idade Média)
C.1. e C.2. A Europa cristã e o Islão nos séculos VI a IX*
C.3. A sociedade europeia nos séculos IX a XII
Feudalismo: A sociedade senhorial
C.4. Cristãos e Muçulmanos na Península Ibérica
D. Portugal no contexto Europeu dos séculos XII a XIV
D.1. Desenvolvimento económico. Relações sociais e poder político. Lisboa nos circuitos do comércio Europeu
D.2. Cultura, Arte e Religião
Arte: Românico/Gótico
D.3. Crises e revolução no século XIV
A revolução portuguesa de 1383-85

5 de setembro de 2008

Boas-vindas

Olá pessoal do sétimo ano. Felicidades para o ano lectivo de 2008-2009.

 O novo Blogue do Sétimo Ano. tem o seguinte endereço:

http://historia7alfandega.blogspot.pt/

2014
http://historia7alfandega.blogspot.pt/

Espero que exista melhorias!